Cezar Guimarães Casquinha Jiu Jitsu

Mestre Cezar Guimarães, também conhecido pelo apelido de “Casquinha”, é faixa preta de Jiu Jitsu produzida pela antiga Academia Carlson Gracie , que fundou a famosa academia Top Brother do Rio de Janeiro, uma equipe que já apresentou concorrentes muito talentosos. no BJJ e no MMA (Mixed Martial Arts). Cezar Guimarães também tem faixa preta no judô, onde se destacou como competidor, ganhando uma vaga no escalão nacional júnior.

Nome completo:  Cezar Guimarães

Apelido: “casca grossa” significa “skined resistente” em português, e é um termo comum no Jiu Jitsu e na cultura brasileira, para descrever alguém que é duro na natureza. Cezar Guimarães passou a ser chamado de Casquinha quando tinha cerca de 7 a 8 anos de idade. Ele era um dos garotos mais durões da turma e como Casquinha é uma maneira mais amigável de dizer “casca grossa”, como “casca pouco grossa” o apelido parecia muito apropriado.

 

Biografia do Mestre Cezar Casquinha

Cezar Guimarães “Casquinha” nasceu no dia 16 de março de 1965 no Rio de Janeiro – Brasil. Sendo filho de Walter Guimarães, um  faixa-preta da Carlson Gracie , não foi uma surpresa para ninguém quando o pequeno Cezar começou sua jornada brasileira de Jiu Jitsu aos 4 anos de idade. Casquinha começou a treinar na academia Carlson Gracie original. compartilhado com o irmão de Carlson, Rolls Gracie  (em Nossa Senhora de Copacabana, Zona Sul, Rio de Janeiro). Isso foi antes de Carlson se mudar para o prédio histórico na rua Figueiredo Magalhães. Casquinha treinou frequentemente nas aulas de Rolls Gracie com muitos dos Gracies, incluindo Royler  e Royce , assim como os irmãos Machado .

O treinamento de Casquinha foi dividido entre os dois treinadores Gracie até o falecimento de Rolls Gracie, quando Cezar mudou definitivamente para a academia Carlson Gracie, Guimarães também aprendeu alguns treinos de judô na Universidade Gama Filho, onde teve a oportunidade de treinar com muitos brasileiros. Os principais competidores de judô, medalhistas mundiais e olímpicos, além dos principais técnicos do país, são instrutores como Geraldo Bernardes e Leopoldo Pinto de Lucas. Por meio desse contato constante com a arte japonesa de arremessar, Casquinha decidiu disputar o judô e rapidamente conquistou uma vaga na seleção brasileira júnior.

Em janeiro de 1986, Mestre Carlson Gracie decidiu que era hora de premiar Casquinha com a faixa preta, mas como sinal de respeito a entrega do cinturão foi entregue ao pai de Cezar, Walter Guimarães.

Morando na zona norte do Rio de Janeiro (Méier), Cezar Guimarães decidiu abrir seu próprio espaço e, devido à rivalidade entre o sul e o norte do Rio de Janeiro, achou melhor se distanciar do sul do país. academias (Gracie e Carlson) e chamar seu espaço Casquinha Jiu Jitsu . Com algum sucesso inicial com seu próprio empreendimento, Mestre Carlson Gracie pediu a Cezar que lecionasse na academia matricial de Carlson Gracie, no lado sul, um trabalho que Casquinha teve grandes resultados, desde 2004 até a morte do Mestre Carlson Gracie em 2006.

Depois que seu mestre faleceu, Casquinha retornou ao seu trabalho no Méier. O Top Brother chegou pouco depois, também em 2006. Um dos faixas-pretas do mestre Casquinha, Marcelo Nigue, foi o pontapé inicial para a criação do Top Brother. Como Nigue estava iniciando sua carreira no MMA, Mestre Casquinha decidiu que era hora de Marcelo começar a trabalhar em seu impressionante jogo também, ele convocou o técnico do Muay Thai Vander Valverde para esse fim. Os dois treinadores trabalharam muito bem juntos, Guimarães no departamento de grappling e Valverde no stand-up, por isso decidiram levar a equipa para a frente e formaram o Top Brother. A equipe rapidamente se tornou uma das principais academias da região norte do Rio de Janeiro, tanto para o Jiu-Jitsu como para o MMA, que produz consistentemente grandes lutadores desde o seu início.noxxxxno

TOP BROTHER

Rua: Dias da Cruz, Nº 638  2º Andar – Méier
Cep: 20720-013
Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Fechar Menu